Assistência Especial

Assistência Especial

Disponível durante a compra pelo site, pelo Azul Center e no aeroporto.

Quando estiver fazendo sua compra, você pode solicitar a assistência no embarque e no desembarque selecionando o serviço na área "Atendimento Especial". Esta opção fica logo após os campos que você deve preencher com os dados pessoais. Feito isso, fique tranquilo: a equipe Azul estará pronta para auxiliá-lo sempre que necessário.

Pessoa com deficiência física


Contamos com uma equipe preparada para receber passageiros com deficiência auditiva. Caso alguma assistência seja necessária, sinalize esta opção durante o preenchimento de seus dados na área "Assistência Especial", ou se preferir é possível solicitar o FREMEC (Frequent Traveller Medical Card), sendo necessário anexar avaliação audiométrica realizada há pelo menos 12 meses. Saiba mais clicando aqui.

Para que a gente possa atendê-lo da melhor forma, no momento da compra, você pode utilizar a nossa atendente virtual Rybená, que transmite nossa página em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Ainda que nenhuma assistência seja necessária, pedimos que informe a Tripulação que é uma pessoa com deficiência auditiva, para que durante o voo possamos passar as informações de segurança de forma assertiva.

Pessoa com deficiência física

Para pessoas que precisam se locomover em cadeira de rodas, a Azul dispõe de um serviço diferenciado para garantir toda a ajuda necessária, você pode solicitar enquanto fizer a sua compra em nossos canais de vendas ou após a aquisição, entrando em contato com nosso Azul Center, mas fique ligado, para que possamos nos preparar para melhor te atender, pedimos a antecedência de 48hrs para alguns serviços. O despacho da cadeira de rodas é gratuito.

⚠ Confira algumas informações importantes abaixo:

Cadeira de rodas ou Equipamentos de mobilidade movidos a bateria de Íon Lithium ou Metal Lithium
 

Se sua cadeira possui um desses requisitos, ela deve ser dobrável e as baterias facilmente removidas, para permitir essa dobra. Nesses casos, você deverá levá-las na bagagem de mão, de forma isolada para evitar curto-circuito na aeronave. Para este tipo de bateria as permissões de potência são: Uma bateria de até 300Wh ou duas baterias de até 160Wh cada. Ambos os casos, as baterias têm de estar instaladas na cadeira de rodas e só é permitida como bagagem despachada.

Cadeira de rodas ou equipamento de mobilidade movido a bateria Não Derramável com tecnologia VRLA ou AGM (Gel).
 

Se a sua cadeira possui um desses requisitos, sendo ela dobrável ou não, ela deve estar desligada para evitar curto-circuito na aeronave. A potência máxima deve ser de 12V. (AD03). Só é permitida como bagagem despachada.

Bateria Derramável não transportamos.
 

Importante: A Azul não transporta em suas aeronaves baterias com líquidos corrosivos. Está autorizado, conforme determina o Artigo 48 da Portaria 676 do Departamento de Aviação Civil, o transporte de baterias à base de gel, baterias modelos AGM e de lítio nos seguintes moldes:

 
  • As não desmontáveis, que são despachadas com a cadeira;
  • As desmontáveis só embarcam como bagagem de mão (a bateria e a cadeira vão separadas).
  • Disponível durante a compra pelo site, pelo Azul Center e no aeroporto.

 

Por questões de segurança, em voos operados por Azul Conecta não é permitido o embarque de cliente que utilize cadeiras de rodas que necessita de equipamento de descenso ou ascenso especial.

Pessoa com deficiência física

Se você ou o passageiro para quem você está comprando uma passagem tem deficiência intelectual ou mental, confira em quais situações é necessário o preenchimento do formulário de informações médicas MEDIF. Saiba mais clicando aqui.

Para casos estáveis é necessário o preenchimento do formulário FREMEC (Frequent Traveller Medical Card). Saiba mais clicando aqui.

Quando o passageiro não puder compreender instruções de segurança do voo por conta de impedimento de natureza mental ou intelectual, é necessário que esteja acompanhado por uma pessoa maior de 18 (dezoito) anos, em plenas condições de prestar auxílio nas assistências necessárias ao passageiro. Confira as condições especiais para acompanhante de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida aqui.

Pessoa com deficiência física

Para pessoas com deficiência visual, a Azul dispõe de um serviço diferenciado para garantir toda a ajuda necessária, você pode solicitar enquanto fizer a sua compra em nossos canais de vendas ou após a aquisição, entrando em contato com nosso Azul Center (4003 1118 ou 0800 887 1118), mas fique ligado, para que possamos nos preparar para melhor te atender, pedimos a antecedência de 48hrs para alguns serviços.

Temos instruções de voo em Braile, havendo essa necessidade, solicite à tripulação.

Ainda que nenhuma assistência seja necessária, pedimos que informe a Tripulação que é uma pessoa com deficiência visual, para que durante o voo possamos passar as informações de segurança de forma assertiva.

Pessoa com deficiência física

Para pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária (por cirurgia ou outros motivos médicos), a Azul dispõe de um serviço diferenciado para garantir toda a ajuda necessária, você pode solicitar enquanto fizer a sua compra em nossos canais de vendas ou após a aquisição, entrando em contato com nosso Azul Center (4003 1118 ou 0800 887 1118), mas fique ligado, para que possamos nos preparar para melhor te atender, pedimos a antecedência de 48hrs para alguns serviços. O despacho de um item de acessibilidade, como cadeira de rodas ou muletas, é gratuito.

Confira as condições para acompanhante de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida aqui.

Pessoa com deficiência física

Em caso de necessidade de acompanhante, cadeira de rodas para percorrer longas distâncias, ou outras assistências, você pode solicitar enquanto fizer a sua compra em nossos canais de vendas ou após a aquisição, entrando em contato com nosso Azul Center (4003 1118 ou 0800 887 1118). Mas fique ligado, para que possamos nos preparar para melhor te atender, pedimos a antecedência de 48hrs para alguns serviços.

Se você ou o passageiro para quem você está comprando uma passagem tem 60 anos ou mais e alguma condição de saúde específica, confira em quais situações é necessário o preenchimento do formulário de informações médicas MEDIF. Saiba mais aqui.

Confira também as condições para acompanhante de passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida aqui.

Pessoa com deficiência física

Conforme artigo 27 da Resolução ANAC nº 280 de 2013, passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida devem ser acompanhados sempre que em virtude de impedimento de natureza mental ou intelectual, não possam compreender as instruções de segurança de voo; ou não possam atender às suas necessidades fisiológicas sem assistência. A pessoa designada como acompanhante deve ser maior de 18 (dezoito) anos e possuir plenas condições de prestar auxílio nas assistências necessárias ao passageiro, em todas as etapas da viagem.

O departamento médico da Azul oferecerá resposta por escrito às solicitações de acompanhante pelo passageiro no prazo de 48 horas (quarenta e oito). Se aprovado o MEDIF, o acompanhante terá desconto de 80% sobre o valor da tarifa (não sendo aplicado este desconto quando a compra for através de R$ + Pontos do TudoAzul ou somente Pontos TudoAzul).

O referido desconto não se aplica às taxas devidas aos operadores aeroportuários e/ou entes governamentais, bem como para serviços adicionais ofertados pela Azul, exceto aqueles descritos no inciso I e II do §3º, do artigo 8º da Resolução supracitada.

O acompanhante deve viajar em assento adjacente ao do passageiro que esteja assistindo. Ao haver cancelamento da reserva do passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida, a reserva do acompanhante também será cancelada.

Verifique como preencher o formulário MEDIF aqui.

A assistência especial é prevista em todas as etapas da viagem, sendo assim o acompanhante designado deve estar apto para prestar assistência nas seguintes atividades:  

  • Check-in e despacho de bagagem;   
  • Deslocamento do balcão de check-in até a aeronave, passando pelos controles de fronteira e de segurança;   
  • Embarque e desembarque da aeronave;   
  • Acomodação no assento, incluindo o deslocamento dentro da aeronave;   
  • Acomodação da bagagem de mão na aeronave;   
  • Deslocamento desde a aeronave até a área de restituição de bagagem;   
  • Recolhimento da bagagem despachada e acompanhamento nos controles de fronteira;   
  • Saída da área de desembarque e acesso à área pública;   
  • Condução às instalações sanitárias;   
  • Prestação de assistência a usuário de cão-guia ou cão-guia de acompanhamento;   
  • Transferência ou conexão entre voos; e   
  • Realização de demonstração individual ao passageiro dos procedimentos de emergência, quando solicitado.

Pessoa com deficiência física

Se você ou o passageiro para quem você está comprando uma passagem aérea possuir alguma condição de saúde específica e/ou precisa de alguma assistência especial durante o voo, é obrigatório o preenchimento do formulário de informações médicas (MEDIF - Medical Information Form) pelo médico deste passageiro, conforme dispõe o artigo 9º da Resolução ANAC nº 280 de 2013. Alguns exemplos dessa possível condição de saúde estão especificadas abaixo:
 

  • Estar em condição médica que cause efeitos à sua saúde e bem-estar ou até mesmo aos demais passageiros e tripulação;
  • Ter passado por uma cirurgia recentemente;
  • Ter uma condição de saúde considerada instável;
  • Representar um risco à sua própria segurança, ou aos demais passageiros e/ou tripulação;
  • Precisar da atenção ou do acompanhamento médico e/ou equipamentos especiais durante o voo.

O formulário MEDIF encontra-se disponível para download ao final desta página e os clientes deverão garantir o seu preenchimento completo e a assinatura do médico pessoal do passageiro antes de criar sua passagem. O envio desse formulário à AZUL deve ser feito em 72 horas (setenta e duas) úteis antes do voo através do nosso site (no final desta página). Os documentos médicos e o MEDIF serão avaliados por profissionais médicos da AZUL, especializados em medicina de aviação, e com prazo para resposta de 48 horas (quarenta e oito). Vale lembrar que o transporte aéreo de clientes nas situações descritas acima está sujeito à autorização prévia do departamento médico da AZUL, com base nas informações descritas no formulário pelo médico subscritor. No caso das exigências médicas mínimas de segurança não serem atendidas, o transporte do passageiro será recusado, conforme dispõe o §1º do artigo 6º, da referida Resolução.
 

Lembramos que o formulário MEDIF (e laudo quando necessário) deverá conter assinatura e CRM do médico pessoal do passageiro (este formulário médico não será aceito se estiver assinado por psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais diferentes de médicos com CRM válido).

Se aprovado, o MEDIF é válido por 30 dias, a contar da resposta da AZUL, sendo assim, somente é valido para análise formulários com data de preenchimento de no máximo 30 dias antecedentes ao envio, assim como o envio deve conter data de no máximo 30 dias antecedentes ao embarque.

A AZUL não realiza o transporte de passageiro que necessite de maca e/ou o uso de oxigênio medicinal (cilindros portáteis de oxigênio líquido ou pressurizado) por questões de segurança operacional.

A AZUL ainda ressalta que os dados requisitados no formulário médico decorrem de exigência legal e são essenciais para viabilizar o serviço de transporte aéreo. Deste modo, os dados do MEDIF são tratados como sensíveis, analisados unicamente por profissionais médicos especializados e resguardados de acordo com as prerrogativas de sigilo médico e a privacidade do passageiro.


Download dos documentos
Todas as vias devem ser totalmente preenchidas (mesmo com a negativa, caso não possua o fator indicado) para melhor análise.

- Para efetuar o download do formulário MEDIF, clique aqui.
- Para consultar a Resolução ANAC nº 280 de 2013, clique aqui
- Para efetuar o download do manual contendo as orientações gerais para médicos a bordo, clique aqui.
- Para efetuar o download do manual médico da IATA (em inglês) contendo as diretrizes internacionais para transporte aéreo de passageiros com condições médicas especiais, clique aqui.


Preenchimento
Leia e responda todas as perguntas corretamente, com letra legível. Marque (X) nas opções "Sim" ou "Não". Depois, todas as vias do formulário devem ser assinadas.


MEDIF – Parte 1 - Informações para profissionais da área de saúde.

MEDIF – Parte 2 - A ser preenchida pelo passageiro ou responsável legal.

MEDIF – Parte 3 - A ser preenchida pelo médico assistente do passageiro.

MEDIF – Parte 4 - A ser preenchida pelo médico assistente do passageiro.

MEDIF – Parte 5 - A ser preenchida pelo médico assistente do passageiro.


Envio
Preencha corretamente as partes 2.3.4 e 5 do formulário MEDIF, e siga as instruções para o envio abaixo, lembrando que a validade do formulário é de 30 dias após a autorização médica da AZUL para voos domésticos e internacionais.
 

Caso seu MEDIF chegue ilegível ou incompleto, entraremos em contato com você para devida informação e auxílio.
 

Caso haja dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Reservas 11 4003-1118.

Pessoa com deficiência física

O FREMEC (Frequent Traveller Medical Card) é um documento para facilitar a vida de passageiros frequentes e que possuam condições médicas especiais de caráter permanente, não grave e estável. São exemplos de condições permanentes e estáveis:
 

  • Pessoa com deficiência visual - necessário anexar laudo oftalmológico informando acuidade visual realizado há pelo menos 12 meses;
  • Pessoa com deficiência auditiva - necessário anexar avaliação audiométrica realizado há pelo menos 12 meses;
     

Pessoa autista (TEA - Transtorno do Espectro Autista) - necessário laudo de seu médico assistente informando ausência de comorbidades e estabilidade do quadro, realizado há pelo menos 12 meses.
 

Após a avaliação da área médica acerca do preenchimento das condições necessárias, se aprovado, o cartão FREMEC será encaminhado ao passageiro e terá validade de 1 ano.  Na posse do cartão, o passageiro não precisará mais apresentar o formulário médico MEDIF (Medical Information Form), mas apenas o FREMEC, documento de identificação e o comprovante da passagem, garantindo assim maior agilidade no seu atendimento e embarque.
 

Em caso de doença aguda, doença crônica instável ou condição de pré e pós-operatórios, deverá ser preenchido o formulário médico MEDIF, conforme detalhado aqui.

As seguintes condições médicas não necessitam de autorização médica (MEDIF ou FREMEC), desde que estejam controladas e estáveis:
 

  • Diabete Mellitus;
  • Pressão arterial alta ou colesterol alto;
  • Artrite;
  • Membros artificiais.

É importante ressaltar que o cartão FREMEC não pode ser emitido para passageiros com novas necessidades (ocasião em que deverá haver uma nova avaliação) ou para passageiros que necessitam de suplementação de oxigênio para uso a bordo.
 

Importante: Os passageiros que já possuem o cartão FREMEC devem informar imediatamente à AZUL sempre que a sua condição médica mudar ou se agravar.
 

O formulário FREMEC encontra-se disponível para download ao final desta página, os clientes deverão garantir o seu preenchimento completo e assinatura do médico pessoal do passageiro antes de reservar a passagem. O envio deste formulário à AZUL deve ser feito com a antecedência mínima de 72h (setenta e duas) úteis do voo através do nosso site. Os documentos médicos e o FREMEC serão avaliados pela equipe médica da AZUL, especializada em medicina de aviação, com prazo para resposta em até 07 dias úteis.
 

Vale lembrar que o passageiro que não é elegível ao FREMEC não será impedido de embarcar, mas deverá proceder com o envio de formulário MEDIF (seguindo o prazo para análise a partir de novo envio).
 

Lembramos que o formulário FREMEC (e laudo quando necessário) deverá conter assinatura e CRM do médico pessoal do passageiro, este formulário médico não será aceito se estiver assinado por psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais diferentes de médicos com CRM válido. Se aprovado, o FREMEC é válido por 01 ano, a contar da resposta da AZUL, sendo assim, somente é valido para análise formulários com data de preenchimento de no máximo 30 dias antecedentes ao envio. Após esta validade, é necessário enviar um novo formulário para análise, sendo ele emitido pela Azul ou por uma outra companhia aérea, desde que as condições de saúde do passageiro estejam estáveis.
 

Para avaliação de FREMEC de outra companhia será necessário o envio dos arquivos médicos FREMEC, juntamente com a autorização da outra cia na qual deverá constar o número/ validade para que possa ser analisada a validade do mesmo documento junto à equipe médica da AZUL.
 

A AZUL ainda ressalta que os dados requisitados no formulário médico decorrem de exigência legal e são essenciais para viabilizar o serviço de transporte aéreo. Deste modo, os dados do FREMEC são tratados como sensíveis, analisados unicamente por profissionais médicos especializados e resguardados de acordo com as prerrogativas de sigilo médico e a privacidade do passageiro.

Download dos documentos
Confira como você poderá solicitar o FREMEC:

Todas as vias devem ser totalmente preenchidas (mesmo com a negativa, caso não possua o fator indicado) para melhor análise. Para efetuar o download do formulário FREMEC, clique aqui.
 

  • Compre sua passagem pelo call center (4003-1118) e informe o número de FREMEC no momento da reserva;
  • No embarque, basta apresentar o documento, e não é necessário apresentar atestado médico ou autorização.
  • Para efetuar o download do manual contendo as orientações gerais para médicos a bordo, clique aqui.
  • Para efetuar o download do manual médico da IATA (em inglês) contendo as diretrizes internacionais para transporte aéreo de passageiros com condições médicas especiais, clique aqui.
  • Caso seu FREMEC chegue ilegível ou incompleto, entraremos em contato com você para devida informação e auxílio.
     

Caso haja dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Reservas 11 4003-1118.

Pessoa com deficiência física

Gestação Simples

Até a 29ª semana de gestação

não há necessidade de
atestado médico ou
Declaração de
Responsabilidade.

A partir da 30ª até a 35ª semana de gestação

devem apresentar o atestado médico autorizando
a viagem e preencher o formulário de gestante da Azul
no check-in no Aeroporto.

A partir da 36ª até a 38ª semana de gestação

devem apresentar o
MEDIF (acessar) preenchido
que será validado pela nossa
área médica.

Gestação Múltipla

Até a 29ª semana de gestação

não há necessidade de
atestado médico ou
Declaração de
Responsabilidade.

A partir da 30ª até a 31ª semana de gestação

devem apresentar o atestado médico autorizando
a viagem e preencher o formulário de gestante da Azul
no check-in no Aeroporto.

A partir da 32ª até a 38ª semana de gestação

devem apresentar o
MEDIF (acessar) preenchido
que será validado pela nossa
área médica.

Importante:
 

  • Mesmo com atestado médico, não é recomendado viagem aérea para gestantes durante os 7 (sete) dias que antecedem a data prevista para o parto e 7 (sete) dias após o parto.
  • Não é recomendado viagem de recém-nascidos por 7 (sete) dias posteriores ao nascimento. Bebês prematuros serão considerados caso médico (MEDA) e deve ser preenchido MEDIF.
  • O atestado médico deve ser emitido até 7 (sete) dias antes da viagem.
  • O tempo de gestação é considerado na data de embarque e não na data de reserva ou compra da passagem.
  • Gestantes podem viajar em qualquer um de nossos assentos, exceto os lugares das saídas de emergência.

 

Regras para Fernando de Noronha

O governo do Estado de Pernambuco recomenda que grávidas residentes ou visitantes/turistas, com idade gestacional de 28 (vinte oito) semanas ou mais, não ingressem ou permaneçam em Fernando de Noronha em função das condições limitadas de estrutura hospitalar e disponibilidade médica para realização de partos na Ilha.

 

A entrada de gestantes com idade gestacional de 28 semanas ou mais, será mediante a aprovação da Superintendência de Saúde da Ilha ATDEFN, através de envio do Termo de Responsabilidade assinado pela gestante e o médico obstetra, com 72 horas de antecedência da data da viagem para o e-mail: coordenação.saude@noronha.pe.gov.br. Dentro desse prazo, é realizada uma análise e a resposta será através e-mail enviado.


Em cumprimento ao Ofício EAR/AG nº65/2022, será obrigatória a apresentação do Termo de Responsabilidade junto ao e-mail de resposta positiva da Superintendência da Ilha, para o embarque de gestantes com idade gestacional de 28 semanas ou mais, com destino à Fernando de Noronha.

Pessoa com deficiência física

Para preservação da saúde, não embarcamos mulheres durante os 07 dias que antecedem a data prevista para a realização do parto ou durante os 07 dias posteriores a data de nascimento (pós-parto), mesmo com autorização médica. Também, recém-nascidos só poderão embarcar após completarem 01 semana de vida.

Pessoa com deficiência física

Documentação para embarque:
 

 

Para o embarque:

Um adulto poderá embarcar com 01 bebê de colo de 00 a 02 anos incompletos + 01 criança com idade a partir de 02 anos completos, pois a criança ocupa assento.

Cuidados durante o voo:

Adultos acompanhados por crianças de colo (até 2 anos incompletos) podem viajar em qualquer um de nossos assentos, exceto os lugares das saídas de emergência.

Em nossos voos domésticos, o bebê de colo pode viajar de duas formas: no colo do adulto, ou em cadeirinha de bebê ou bebê conforto.

Viajando no colo do adulto: somente é possível embarcar 01 criança de até 02 anos incompletos, por adulto. Em caso de gêmeos, é necessário ter o acompanhamento de dois adultos, a não ser que seja utilizado bebê conforto devidamente homologado para uso aeronáutico, pelo menos para 01 dos menores, mediante o pagamento da tarifa disponível no momento da compra, com desconto.

Viajando no bebê conforto: A criança irá sentada nesta cadeira durante toda a viagem, que é colocada sobre uma poltrona ao lado da janela (ao lado do responsável) e fixada com o cinto de segurança convencional do assento. Jamais devem ser acomodadas no piso da aeronave.

Como o bebê conforto ocupará 01 assento no voo, será cobrado 01 assento com desconto.

Carrinho de Bebê

Se você precisa viajar transportando carrinho de bebê, nós fazemos isso de forma gratuita, desde que a criança tenha entre 0 e 2 anos incompletos. Mas fique ligado, em voos internacionais, o bebê de colo tem direito a uma bagagem de até 10 kg mais 01 carrinho de bebê, ou 01 Cadeirinha de automóvel, ou 01 Bebê-conforto por criança.

O adulto poderá levar o bebê no carrinho até a aeronave, mas para isso deverá pesá-lo e etiquetá-lo no check-in. Se quando o carrinho chegar na porta da aeronave for identificado que ele não atende às dimensões permitidas para bagagem de mão, o carrinho será despachado.

Modelos de carrinhos de bebê que se encaixem dentro das dimensões 35 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura) totalizando no máximo, 115 centímetros e ter no máximo 10kg, poderão ser levados a bordo. Todos os demais modelos deverão ser despachados e não haverá cobrança de taxa.

Especificação da Cadeira/Bebê conforto:

Cadeiras para transporte de bebês a bordo (CRD - Child Restraint Device) somente são aceitas com selo que certifica a cadeira para uso em aeronaves informando "para uso em avião" ou "for aircraft use" (esta etiqueta pode ser do INMETRO (Brasil), FAA, JAA ou outro órgão certificador).

Já no assento, durante todo o voo, o adulto precisa sempre deixar seu cinto de segurança afivelado, mesmo nos casos em que esteja carregando a criança no colo.

Em nossos voos internacionais, o bebê de colo pode viajar de duas formas: em cadeirinha de bebê ou bebê conforto ocupando assento, ou solicitando o serviço de berço a bordo conforme disponibilidade.

Viajando no bebê conforto: A criança irá sentada nesta cadeira durante toda a viagem, que é colocada sobre uma poltrona ao lado da janela (ao lado do responsável) e fixada com o cinto de segurança convencional do assento. Jamais devem ser acomodadas no piso da aeronave.

Como o bebê conforto ocupará 01 assento no voo, será cobrado 01 assento com desconto.

Utilizando o serviço de berço a bordo: Este serviço é disponibilizado apenas em voos internacionais devido a longa duração da viagem e assim oferecendo um maior conforto aos pais e bebê.

Para marcá-lo, verificar a disponibilidade e para mais informações, entre em contato com a nossa central (4003-1118), lembrando que:
 

  • Serviço disponibilizado somente em voo internacional operado nas aeronaves Airbus.
  • Ele deve ser marcado com antecedência mínima de 48h em relação ao dia do embarque.
  • Devido este serviço precisar ser marcado em determinados lugares no mapa de assentos, para que o berço consiga ser acoplado na parede divisória das cabines da aeronave, pode ocorrer cobrança do tipo de assento, mas o serviço em si é gratuito.
  • O bebê deve ter até 06 meses, aqui utilizando como parâmetro ( desde que respeite os demais limites ao lado), o peso (até 11 kg ou 24.3 libras) e altura limite (até 70 cm  ou 27,6 polegadas) exigidos, sendo necessário se encaixar nestes três parâmetros para poder usar o berço.

Importante: Clientes acompanhados por crianças de colo (Até 2 anos incompletos) não podem ser acomodados nas saídas de emergência. A forma correta de transportar a criança é que o adulto afivele seu cinto de segurança e carregue a criança no colo e nunca passar o cinto com ele e a criança juntos.

Pessoa com deficiência física

Sempre que você embarcar em nossos voos, por gentileza, informe caso possua alguma restrição alimentar, com no mínimo 72h de antecedência em relação a data do voo:
 

  • Em voos domésticos, podemos inserir um lembrete em sua reserva para restringirmos o fornecimento do item para você durante o voo (exemplo: amendoim ou outros snacks que possuam amendoim em sua fórmula).
  • Em nossos voos internacionais de ou para os Estados Unidos e Europa, você pode solicitar refeições especiais, como por exemplo, refeições para bebês, para diabéticos, pratos sem glúten, Kosher, dentre outras.
     

Entre em contato com o nosso Azul center (4003 1118 ou 0800 887 1118) ou solicite ao seu agente de viagens, até no máximo 03 dias antes da data do seu voo para inserção deste serviço.

A Azul não garante a ausência de determinados alérgenos no ambiente, como por exemplo traços de amendoim e derivados no ar. Passageiros com algum tipo de alergia ou restrição alimentar extrema devem preencher o formulário MEDIF para ser avaliado pela equipe médica Azul. Nesses casos é recomendado levar medicamentos habituais e a própria alimentação em quantidade suficiente para consumo durante o voo. Veja as condições para embarque com medicamentos e alimentos:

Volumes máximos permitidos para alimentação


É permitido o transporte dentro do permitido para bagagem de mão, havendo restrição em caso de líquidos de no máximo 01L para voos de/para aos EUA separados em até 10 frascos de 100ml cada, e até 500g ou 500ml por embalagem e máximo de 2kg ou 2L no total para voos domésticos.

Regras:
 

  • É permitido levar a quantidade de alimentação para consumo durante o voo. Excessos ficarão retidos.
  • Necessário apresentar no check-in um atestado médico contendo a necessidade desta alimentação.
  • O atestado médico brasileiro também é aceito no retorno dos EUA para o Brasil.
     

Todos os alimentos que não possuem justificativa médica (atestado) para embarque em voo internacional, passarão por fiscalização, podendo ficar retidos no aeroporto.

Voos para os EUA: O TSA (Transportation Security Administration), desde 30/06/2018 passou a exigir para voos internacionais com destino aos EUA, a proibição de embarque de substâncias em pó acima de 350 ml em bagagem de mão (exemplos: farinha, açúcar, café, temperos e cosméticos, além de materiais em pó em forma granulares ou compactados). As exceções são leite em pó, e medicamentos e produtos adquiridos em duty-free.

Volumes máximos permitidos para medicamentos

É permitido o embarque na cabine com a quantidade de medicamento necessária para uso a bordo da aeronave, em quantidade compatível com o tempo em voo, desde que o cliente apresente a receita médica no dia do voo. Para despachar medicamentos, é necessário assinar um Termo de Responsabilidade no momento do check-in.

Pessoa com deficiência física

Quando a assistência de um cão-guia ou cão de serviço é necessária, ele é transportado junto com seu dono, dentro da cabine da aeronave. É importante também que esta informação seja dada durante o momento da sua compra. Durante o preenchimento dos dados pessoais, selecione esta opção na área “Assistência Especial” do formulário.
 

São transportados gratuitamente, voando com seu dono ou treinador.
 

Ônibus: Estes animais podem embarcar em nossos ônibus.
 

O animal viaja ao lado do dono (ou treinador), em assento preferencial, devendo estar equipado com coleira, guia e arreio com alça*, higienizado e em boas condições de saúde para que seja transportado em cabine com os demais clientes.
 

Os clientes com cão-guia ou cão de serviço não conseguem fazer check-in virtual, pois devem apresentar o cão e sua documentação no balcão.

Documento do passageiro embarcando com o cão

Sendo dono do cão

O cliente deve apresentar a documentação convencional exigida a um adulto, condizente com a nacionalidade dele e com a rota que ele fizer (voos domésticos, voos internacionais para os EUA, América do Sul...).

Sendo o treinador
 

  • Documentação convencional exigida a um adulto, condizente com a nacionalidade dele e com a rota que ele fizer (voos domésticos, voos internacionais para os EUA, América do Sul...), e;
  • A carteirinha de alguma instituição que comprove que ele é treinador de cão-guia.

Documentação do cão para embarque doméstico
 

  • Apresente a carteira de vacinação atualizada com comprovação da vacinação múltipla e antirrábica assinada pelo médico veterinário – a vacina é obrigatória para animais a partir de 3 (três) meses de idade e deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano.
  • Carteira de identificação e, a Plaqueta de identificação (que deve ser utilizada no pescoço do animal), expedidas pelo Centro de treinamento de Animais-guia ou pelo instrutor autônomo. Nelas devem constar as seguintes informações:

Carteira de identificação

 
  • Nome do usuário e do cão;
  • Nome do Centro de treinamento ou do instrutor autônomo;
  • CNPJ do Centro ou da empresa responsável pelo treinamento ou o CPF do treinador autônomo;
  • Foto do usuário e do cão-guia/cão de serviço.

Plaqueta de identificação

 
  • Nome do usuário e do cão;
  • Nome do Centro de treinamento ou do instrutor autônomo;
  • CNPJ do Centro de treinamento ou o CPF do treinador autônomo

*A Azul não transporta animais com menos de 4 meses de vida.

Atenção: O transporte de cães, incluído cão guia e cão de serviço, em voos saindo do Brasil para os EUA está temporariamente suspenso por determinação do CDC (Centers of Disease Control and Prevention, agência de saúde e prevenção dos EUA), devido ao surto de raiva canina no local. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa Central de Atendimento 4003-1118.

Como solicitar ? 

Disponível durante a compra pelo site, pelo Azul Center e no aeroporto. Por questões de segurança, em voos operados por Azul Conecta a assistência no embarque e desembarque não está disponível. Caso você adquira na Azul um voo internacional operado em conjunto com uma empresa parceria, entre em contato também com esta empresa e verifique se o serviço também é oferecido na rota operada pela mesma.

O Cliente que tenha alguma das necessidades citadas acima e não tenha informado no ato da reserva, tem a obrigação de informar à empresa aérea antes da realização do seu voo: com 72h antes do horário do voo se existir a necessidade de acompanhante;
e com 48h antes do horário do voo para quaisquer outras ajudas ou necessidades. 

De 30 dias corridos a 07 dias úteis antes do voo nos casos de solicitação de aprovação de FREMEC (Frequent Traveller Medical Card). Se o pedido for enviado antes ou depois deste prazo, o formulário não será aceito.

Você pode solicitar a assistência especial enquanto fizer a sua compra em nossos canais de vendas ou após a aquisição, entrando em contato com nosso Azul Center (4003 1118 ou 0800 887 1118).

Por questões de segurança, em voos operados por Azul Conecta a assistência no embarque e desembarque não está disponível, como também não são aceitos menores de até 16 anos incompletos viajando desacompanhado, e clientes que necessitam de cadeira de rodas para sua locomoção.

Caso você adquira na Azul um voo internacional operado em conjunto com uma empresa parceria, entre em contato também com esta empresa e verifique se o serviço é oferecido na rota operada por ela. Temos exceção para menores com idade entre 12 e 16 anos, onde este serviço não está disponível nestas parcerias.