Passagens aéreas
Programa de fidelidade
Viagem completa
Envios e encomendas
Não se preocupe!
Não há notificações no momento.
Passagens aéreas
Programa de fidelidade
Viagem completa
Envios e encomendas
Documentação
Confira os documentos necessários para a sua viagem.
Voos nacionais
Em nossos voos nacionais, tenha em mãos um dos documentos de identificação listados abaixo (original ou cópia autenticada).
Brasileiros:
- RG em bom estado de conservação e que permita a identificação
- DNI brasileiro, físico ou eletrônico (modelo com foto)
- CNH ou CNH-eletrônico (modelo com foto)
- Título de eleitor eletrônico (modelo com foto)
- Passaporte válido
- Carteira de trabalho que permita a identificação
- Carteira profissional emitida por conselhos (exemplo: CRM; COREN; OAB física ou digital)
- Carteira de Identidade funcional dos membros de Poder Legislativo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios expedida no curso da legislatura vigente
- Cartão de Identidade expedido pelos ministérios e órgãos subordinados ao Presidente da República (exemplo: Carteira de Identidade Parlamentar, Identidade Diplomática e Consular, Cadastro da Marinha, Exército, Aeronáutica etc.)
Estrangeiros:
- Cidadãos Americanos, Canadenses e Australianos: A partir de 10 de abril de 2025, será necessário visto para entrada no Brasil. A emissão do e-Visa pode ser feita eletronicamente através do site autorizado pelo governo brasileiro: https://brazil.vfsevisa.com. Lembre-se de que a análise do documento pode levar até 7 dias, então planeje-se com antecedência.
- Outras nacionalidades: É necessário um passaporte válido e, se exigido, visto brasileiro. Para mais informações, consulte os órgãos de imigração do Brasil.
- Passageiros com naturalização brasileira, RNE e demais: Sua entrada seguirá as normas vigentes na data da viagem.
Fiquem atentos a possíveis mudanças. - Passageiros que necessitam de visto para entrada no Brasil: Verifiquem o tipo de documento necessário, pois o Brasil possui diferentes tipos de vistos conforme a finalidade da visita.
- Países do Mercosul: É necessário apresentar um documento de identificação oficial de seus países ou um passaporte válido.
- Menores de idade: Devem apresentar a documentação de viagem conforme exigida pelo país de origem.
Atenção: os documentos aceitos de forma digital devem ser apresentados dentro do próprio aplicativo em que são disponibilizados. Captura de tela ou prints não são válidos para o embarque.
*O boletim de ocorrência pode ser aceito como substituto do documento de identificação em casos excepcionais de furto, roubo ou extravio. Sua validade é especificada no próprio boletim; caso não haja essa informação, considera-se válido por 30 dias a partir da data de emissão. Para menores de 16 anos, é obrigatório incluir o nome dos pais ou responsáveis legais no boletim de ocorrência.
*Conforme a Resolução 400/2016 da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) em vigor a partir de 14 de março de 2017.
*Lembre-se de chegar no aeroporto com 2h de antecedência ao embarque, o nosso check-in encerra-se 1 hora antes da decolagem.
Voos internacionais
Em nossos voos internacionais, documentos como Certidão de Nascimento e cópia autenticada não serão válidos. Confira os documentos necessários abaixo.
Estrangeiros:
- Cidadãos Americanos, Canadenses e Australianos: A partir de 10 de abril de 2025, será necessário visto para entrada no Brasil. A emissão do e-Visa pode ser feita eletronicamente através do site autorizado pelo governo brasileiro: https://brazil.vfsevisa.com. Lembre-se de que a análise do documento pode levar até 7 dias, então planeje-se com antecedência.
- Outras nacionalidades: É necessário um passaporte válido e, se exigido, visto brasileiro. Para mais informações, consulte os órgãos de imigração do Brasil.
- Passageiros com naturalização brasileira, RNE e demais: Sua entrada seguirá as normas vigentes na data da viagem.
Fiquem atentos a possíveis mudanças. - Passageiros que necessitam de visto para entrada no Brasil: Verifiquem o tipo de documento necessário, pois o Brasil possui diferentes tipos de vistos conforme a finalidade da visita.
- Países do Mercosul: É necessário apresentar um documento de identificação oficial de seus países ou um passaporte válido.
- Menores de idade: Devem apresentar a documentação de viagem conforme exigida pelo país de origem.
Mercosul (Argentina - Paraguai - Uruguai - Chile - Bolívia - Colômbia - Equador - Peru - Venezuela):
- Passaporte válido
- Carteira de Identidade original expedida pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou Distrito Federal, dentro da vigência de 10 anos de expedição
- Certificado Internacional de Vacina quando exigido
Bariloche:
- Passaporte válido
- Carteira de Identidade original expedida pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou Distrito Federal, dentro da vigência de 10 anos de expedição
O que mais você deve saber:
Regras de franquia de bagagem
Os voos de/para Bariloche possuem uma característica operacional que limita as bagagens a
01 (um) volume despachado por cliente + 01 (uma) bagagem de mão + 01 (um) artigo pessoal.
Não há venda de franquia adicional, ou seja, não é possível adquirir um segundo volume despachado. Essa limitação também é aplicada aos Clientes do programa de fidelidade da Azul, não havendo benefícios cumulativos de bagagens despachadas.
Curaçao:
- Passaporte válido
- Comprovante Internacional de Vacinação de Febre Amarela
- Bilhete de retorno
- Comprovante de pagamento do hotel
- Clientes não residentes devem preencher o Cartão de Imigração online para apresentação à imigração de Curaçao, impresso ou digital: https://dicardcuracao.com/portal
O que mais você deve saber:
Regras de franquia de bagagem
Os voos dos trechos Confins > Curaçao e Curaçao > Confins possuem uma característica operacional que limita as bagagens a 01 (um) volume despachado por Cliente + 01 (uma) bagagem de mão + 01 (um) artigo pessoal.
Não há venda de franquia adicional, ou seja, não é possível adquirir um segundo volume despachado. Essa limitação também é aplicada aos Clientes do programa de fidelidade da Azul, não havendo benefícios cumulativos de bagagens despachadas.
Mendoza:
- Passaporte Válido
- Carteira de Identidade original expedida pelas Secretarias de Segurança Pública dos Estados ou Distrito Federal, dentro da vigência de 10 anos de expedição.
O que mais você deve saber:
Regras de franquia de bagagem
Os voos de/para Mendoza possuem uma característica operacional que limita as bagagens a 01 (um) volume despachado por cliente + 01 (uma) bagagem de mão + 01 (um) artigo pessoal.
Não há venda de franquia adicional, ou seja, não é possível adquirir um segundo volume despachado. Essa limitação também é aplicada aos Clientes do programa de fidelidade da Azul, não havendo benefícios cumulativos de bagagens despachadas.
Em nossos voos para os Estados Unidos, documentos como Certidão de Nascimento e cópia autenticada não serão válidos. Confira os documentos necessários abaixo.
Estados Unidos:
- Passaporte válido
- Visto dos Estados Unidos ou Cartão de Residência Permanente (Green Card) dentro da validade
O que mais você deve saber:
Check-in
Para voos em Orlando, o check-in e o despacho de bagagem serão abertos 5h antes da decolagem. Já em Fort Lauderdale, o check-in e o despacho de bagagem serão abertos 4h antes da decolagem.
Em ambos os aeroportos, os voos são encerrados 1h30 antes do horário da decolagem.
Transporte de substâncias em pó
Qualquer tipo de pó transportado nas bagagens de mão, em quantidades de 350 ml ou superior, necessita ser identificado antes do embarque.
Entende-se por pó partículas finas e secas produzidas pela trituração, esmagamento ou desintegração de uma substância sólida. Por exemplo: farinha, açúcar, café moído, especiarias, leite em pó (como fórmula para bebês) e cosméticos. Os pós também podem ser apresentados em formas de material granulado ou comprimido.
Exceções são dadas aos medicamentos com prescrição médica, fórmula para bebês em sua embalagem original e itens adquiridos no Duty Free, em embalagem apropriada, que podem ser levados em qualquer quantidade.
Os viajantes serão selecionados aleatoriamente em processo contínuo antes de entrarem na aeronave.
Vacinas
Os Estados Unidos não exigem comprovante de vacinação para entrar no país.
Em nossos voos para a Europa, documentos como Certidão de Nascimento e cópia autenticada não serão válidos. Confira os documentos necessários abaixo.
Portugal:
- Passaporte válido por 3 meses a partir da data de retorno
O que mais você deve saber:
Aeroporto
1. Você levará em média 50 minutos até o nosso portão de embarque, sem contar o tempo de suas paradas nas lojas e no controle de passaportes.
2. Se você não mora em Portugal e deseja solicitar o reembolso das taxas pagas pelos itens adquiridos no país, você deverá informar no check-in que deseja realizar o processo (Tax Free).
3. O Free Shopping fica localizado antes do Controle de Passaportes, portanto, fique atento ao tempo que será gasto com suas compras, pois ainda será necessário realizar o processo de imigração.
4. Para utilizar o sistema de controle automatizado de fronteira, você deverá:
• Ter um passaporte eletrônico (com chip)
• Ter no mínimo 18 anos
• Ter entrado na Comunidade Europeia através de Portugal
• Encontrar-se dentro do limite legal da permanência autorizada (cidadãos não membros da .
. Comunidade Europeia)
5. Após a passagem pela Imigração, localize o seu portão de embarque nos painéis do aeroporto e dirija-se ao portão indicado.
6. O check-in e o despacho de bagagem serão abertos 4h antes da decolagem e encerrados com 1h30 de antecedência. Por isso, fique atento e não perca a hora.
Solicitação de atendimento especial em Lisboa
Qualquer tipo de atendimento especial de/para Lisboa deverá ser agendado 24h antes da data do voo, através da Central de Atendimento da Azul: 35 1800602985 (ligação gratuita).
Imigração
Quem tem passaporte eletrônico (com chip), poderá evitar as filas da Imigração na entrada e saída de Lisboa, utilizando o RAPID (Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente). Esse equipamento libera a entrada dos viajantes de forma automática e sem intervenção humana.
Vacinas
Para entrar em Portugal, não é necessário apresentar nenhum comprovante de vacinação.
Porto:
- Passaporte válido por 3 meses a partir da data de retorno
O que mais você deve saber:
Aeroporto
1. Se você não mora em Portugal e deseja solicitar o reembolso das taxas pagas pelos itens adquiridos no país, você deverá informar no check-in que deseja realizar o processo (Tax Free).
2. Para utilizar o sistema de controle automatizado de fronteira, você deverá:
• Ter um passaporte eletrônico (com chip)
• Ter no mínimo 18 anos
• Ter entrado na Comunidade Europeia através de Portugal
• Encontrar-se dentro do limite legal da permanência autorizada (cidadãos não membros da Comunidade Europeia)
3. Após a passagem pela Imigração, localize o seu portão de embarque nos painéis do aeroporto e dirija-se ao portão indicado.
4. O check-in e o despacho de bagagem serão abertos 4h antes da decolagem e encerrados com 1h30 de antecedência. Por isso, fique atento e não perca a hora.
Solicitação de atendimento especial em Lisboa
Qualquer tipo de atendimento especial de/para Lisboa deverá ser agendado 24h antes da data do voo, através da Central de Atendimento da Azul: 35 1800602985 (ligação gratuita).
Imigração
Quem tem passaporte eletrônico (com chip), poderá evitar as filas da Imigração na entrada e saída de Lisboa, utilizando o RAPID (Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente). Esse equipamento libera a entrada dos viajantes de forma automática e sem intervenção humana.
Vacinas
Para entrar em Portugal, não é necessário apresentar nenhum comprovante de vacinação.
Paris:
- Passaporte válido por 3 meses a partir da data de retorno
O que mais você deve saber:
Aeroporto
1. Em Orly, a Azul geralmente opera no Terminal 3. Mas, lembre-se de verificar os balcões de
check-in nas telas do aeroporto.
2. Você levará em média 30 minutos até o nosso portão de embarque, sem contar o tempo de suas paradas nas lojas e no controle de passaportes.
3. O Tax Free deve ser solicitado 3h antes do voo, apresentando cartão de embarque e todos os itens comprados. Não é necessário informar o check-in, caso já tenha o cartão de embarque. O reembolso sempre será através do cartão de crédito.
4. Após a passagem pela Imigração, localize o seu portão de embarque nos painéis do aeroporto e dirija-se ao portão indicado.
5. O check-in e o despacho de bagagem serão abertos 4h antes da decolagem e encerrados com 1h30 de antecedência. Por isso, fique atento e não perca a hora.
Solicitação de atendimento especial em Paris
Qualquer tipo de atendimento especial de/para Lisboa deverá ser agendado 24h antes da data do voo, através da Central de Atendimento da Azul: 33 805980651 (ligação gratuita).
Vacinas
Para entrar em Paris, não é necessário apresentar nenhum comprovante de vacinação.
Qualquer outro destino:
- Passaporte válido
- Certificado de Vacina quando exigido
Viagens a partir de 2025:
O ETIAS, Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, passará a fazer parte dos documentos para ingressar à Europa a partir de 2025. Com essa autorização eletrônica, brasileiros poderão entrar e permanecer por até 90 dias em qualquer um dos países do Espaço Schengen para viagens com finalidade de turismo, negócios ou trânsito.
A maioria dos brasileiros que planejam viajar à Europa devem antes obter uma autorização de viagem através desse sistema.
Exceções
Você não será obrigado a solicitar o ETIAS caso seja titular de um visto de residência ou de longa duração emitido por um dos países do Espaço Schengen. Basta você apresentar o seu visto de residência na fronteira para entrar na área do Schengen.
Solicitação do ETIAS
Para solicitar o ETIAS, é necessário:
- Ter passaporte válido por 6 meses após o início da viagem
- Preencher o formulário de solicitação do ETIAS online, incluindo um e-mail para contato
- Pagar a taxa do ETIAS, inserindo dados de cartão de débito ou crédito
Se for aprovada, você receberá a sua autorização de viagem ETIAS anexada ao e-mail de confirmação.
Se for negada, você receberá uma justificativa para a recusa e terá o direito de recorrer.
Saiba mais no site oficial.
Madrid:
- Passaporte válido por 3 meses a partir da data de retorno
O que mais você deve saber:
Aeroporto
1. Em Madrid, a Azul opera no Terminal 1. Mas, lembre-se de verificar os balcões de check-in nas sinalizações do aeroporto.
2. O check-in e o despacho de bagagem serão abertos 4h antes da decolagem e encerrados com 1h30 de antecedência. Por isso, fique atento e não perca a hora.
Vacinas
Para entrar em Madrid, não é necessário apresentar nenhum comprovante de vacinação.
Menor desacompanhado
Menor entre 8 e 18 anos incompletos viajando desacompanhado (UMNR) ou em companhia de terceiro, maior de idade, além de apresentar um dos documentos exigidos para entrar no destino, deverá apresentar uma autorização extrajudicial de viagem emitida por ambos os pais, ou apenas um deles, se comprovado o falecimento ou inexistência do outro.
No site do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) / Resolução 131, há uma cartilha de viagem e um modelo de autorização. Este mesmo modelo também está disponível no site da Polícia Federal.
A autorização no passaporte brasileiro também é válida.
Veja mais informações aqui.
Importante:
Para o seu conforto e segurança, o embarque de Menores Desacompanhados (UMNR) só é permitido em voos diretos operados pela Azul, exceto Azul Conecta. Confira as regras:
- Voos nacionais: a partir de 8 anos.
- Voos internacionais: a partir de 12 anos.
- Voos para Curaçao: além da autorização extrajudicial, é necessário apresentar a certidão de nascimento e cópia dos passaportes dos pais ou representantes legais.
Menor acompanhado pelos pais
Menor de 18 anos viajando com ambos os pais e apresentando um dos documentos exigidos para entrar no destino não precisa de autorização.
Caso utilize o passaporte como documento de viagem, em que não consta a filiação, será necessário apresentar um outro documento que contenha o nome dos pais.
Menor de 18 anos viajando apenas com um dos pais e apresentando um dos documentos exigidos para entrar no destino deve apresentar também uma autorização extrajudicial do outro genitor, com firma reconhecida ou autorização no passaporte brasileiro, exceto se comprovado o falecimento ou inexistência de um deles na documentação apresentada.
Viaje mais tranquilo com seus filhos ou menores de idade sob sua responsabilidade
Caso queira sentar ao lado de seus filhos ou crianças e adolescentes que estão sob sua responsabilidade, existem algumas formas de garantir esta comodidade:
Marcação de assentos antecipada
Assim que você compra uma passagem, já pode escolher antecipadamente os assentos que melhor lhe convém, mediante pagamento.
Marcação de assentos operacional
Dentro do prazo de 48h antes do voo, você pode encontrar assentos gratuitos a serem marcados. Faça o seu check-in pelo app da Azul ou site e marque os assentos sem qualquer custo, garantindo a viagem de todos juntos, até com passagens compradas separadamente.
Caso não consiga realizar a marcação de assentos pelo site ou aplicativo, você pode se dirigir ao balcão de atendimento no aeroporto antes do seu voo ou solicitar auxílio dos nossos funcionários no portão de embarque.
Pets
Para mostrar que o seu pet é saudável e bem cuidado, é preciso levar:
Atestado de saúde do animal, emitido por médico veterinário, com validade de 10 dias da data de emissão.
Comprovante da vacinação antirrábica, com o nome do laboratório produtor, o tipo da vacina e o número da partida/ampola utilizada.
Atenção: Para animais vacinados pela primeira vez, deve-se aguardar 21 dias transcorridos da data da aplicação da vacina para o embarque. Animais anteriormente vacinados contra a raiva, não precisam aguardar efeito imunológico da vacina. Não é permitido o embarque de animais que estiverem há mais de 01 ano sem a aplicação da vacina antirrábica.
A documentação também pode variar de acordo com o destino. Confira documentos complementares para cada país aqui.