Assistência especial 

Assistência especial 

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Estamos aqui para te ajudar! Solicite assistência durante a sua compra no site, Azul Center ou aeroporto.  

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Como solicitar                      

 

 

Serviços                                 

 

 

Acompanhante                     

 

 

Cão-guia                                

 


Pessoa com 60
anos ou mais
                        

 

Gestante e lactante      

                                               

 

 

Viagem com
criança de colo
                     

 

 

Refeições especiais          
                                               

 

Como solicitar assistência?

Ao comprar o seu voo pelo site ou app, clique em “Atendimento Especial”.

Preencha os seus dados pessoais e finalize a reserva.

.

Pronto! A nossa equipe estará preparada para te receber no dia da sua viagem.

 

Atenção: caso voê tenha alguma
necessidade específica, você deve
informá-la antes do seu voo, sendo:

 

  • 72h de antecedência se for necessário acompanhante;
  • 48h de antecedência para qualquer outra ajuda ou necessidade;
  • 30 dias corridos a 7 dias úteis de antecedência em casos de solicitação de aprovação de FREMEC (Frequent Traveller Medical Card). Se o pedido for enviado antes ou depois deste prazo, o formulário não será aceito.
  • Você também pode solicitar assistência após a compra, entrando em contato com Azul Center:  4003 1118 ou 0800 887 1118     

Voos Azul Conecta

Por questões de segurança, em voos operados pela Azul Conecta, a assistência em embarque e desembarque não está disponível. Assim como, não são aceitos menores de até 16 anos incompletos viajando desacompanhado e Clientes que precisam de cadeira de rodas para sua locomoção. 

Voos internacionais operados por parceiros

Caso você tenha comprado um voo internacional operado por uma companhia aérea parceria, entre em contato também com esta empresa e verifique se o serviço é oferecido.

Encontre o serviço que você precisa

Para pessoas que precisam se locomover em cadeira de rodas e pessoas com mobilidade reduzida permanente ou temporária (por cirurgia ou outros motivos médicos), a Azul oferece um serviço diferenciado para garantir toda a ajuda necessária.

O despacho de um item de acessibilidade, como cadeira de rodas ou muletas, é gratuito. Confira algumas informações importantes a seguir: 

 

Bateria de Íon Lithium ou Metal Lithium

Se a sua cadeira de rodas ou equipamento de mobilidade for movido a bateria de Íon Lithium ou Metal Lithium, ela deve ser dobrável e as baterias facilmente removidas, para permitir essa dobra. Nesses casos, você deverá levá-las na bagagem de mão, de forma isolada para evitar curto-circuito na aeronave.

 

Para este tipo de bateria, a potência deve ser de: uma bateria de até 300Wh ou duas baterias de até 160Wh cada. Em ambos os casos, as baterias devem estar instaladas na cadeira de rodas, que só é permitida como bagagem despachada.

 

Bateria não derramável com tecnologia VRLA ou AGM (gel)
Cadeira de rodas ou equipamento de mobilidade movido a bateria não derramável com tecnologia VRLA ou AGM (gel), dobrável ou não, deve estar desligada para evitar curto-circuito na aeronave e só é permitida como bagagem despachada. Além disso, a potência máxima deve ser de 12V.

 

Bateria derramável

A Azul não transporta baterias com líquidos corrosivos. Está autorizado, conforme determina o Artigo 48 da Portaria 676 do Departamento de Aviação Civil, o transporte de baterias à base de gel, baterias modelos AGM e de lítio nos seguintes moldes:

  • As não desmontáveis, que são despachadas com a cadeira;
  • As desmontáveis, que só embarcam como bagagem de mão (a bateria e a cadeira vão separadas). 


Confira as condições para acompanhante de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aqui.

Se você ou a pessoa para quem você está comprando uma passagem tem deficiência intelectual ou mental, veja em quais situações é necessário o preenchimento do formulário de informações médicas MEDIF aqui.

Para casos estáveis, é necessário o preenchimento do formulário FREMEC (Frequent Traveller Medical Card). Saiba mais aqui.

Importante:

Importante:

Quando o viajante não puder compreender instruções de segurança do voo por conta de impedimento de natureza mental ou intelectual, é necessário que esteja acompanhado por uma pessoa maior de 18 anos, em plenas condições de prestar auxílio nas assistências necessárias. Confira as condições especiais para acompanhante de pessoas com deficiência aqui.

Contamos com uma equipe preparada para receber viajantes com deficiência auditiva. Caso precise de alguma assistência, sinalize esta opção durante a compra na área "Assistência Especial" ou, se preferir, é possível solicitar o FREMEC (Frequent Traveller Medical Card), sendo necessário anexar avaliação audiométrica realizada há pelo menos 12 meses. Saiba mais aqui.

 

Para que possamos atendê-lo da melhor forma, no momento da compra, você pode utilizar a nossa atendente virtual Rybená, que transmite a nossa página em Língua Brasileira de Sinais (Libras). 
 


 

Mesmo que nenhuma assistência seja necessária, pedimos que informe à Tripulação, que é uma pessoa com deficiência auditiva, para que durante o voo possamos passar as informações de segurança de forma assertiva.

Para pessoas com deficiência visual, temos instruções de voo em Braile. Caso haja essa necessidade, solicite
à Tripulação.

 

Mesmo que nenhuma assistência seja necessária, pedimos que informe à Tripulação, que é uma pessoa com deficiência visual, para que durante o voo possamos passar as informações de segurança de forma assertiva..

Conforme artigo 27 da Resolução ANAC nº 280 de 2013, viajantes com deficiência ou mobilidade reduzida devem ser acompanhados em virtude de impedimento de natureza mental ou intelectual, caso não possam compreender as instruções de segurança de voo ou atender às suas necessidades fisiológicas sem assistência.

 

O acompanhante deve ser maior de 18 anos e possuir plenas condições de prestar auxílio nas assistências necessárias, em todas as etapas da viagem.

 

O departamento médico da Azul oferecerá resposta por escrito às solicitações de acompanhante pelo viajante no prazo de 48h. Se aprovado o MEDIF, o acompanhante terá desconto de 80%* sobre o valor da tarifa (não sendo aplicado este desconto quando a compra for através de R$ + Pontos Azul ou somente Pontos Azul).

 

O acompanhante deve voar ao lado do viajante que esteja assistindo. E, caso haja cancelamento da reserva da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, a reserva do acompanhante também será cancelada.

 

Verifique como preencher o formulário MEDIF aqui.

*O referido desconto não se aplica às taxas devidas aos operadores aeroportuários e/ou entes governamentais, bem como para serviços adicionais ofertados pela Azul, exceto aqueles descritos no inciso I e II do §3º, do artigo 8º da Resolução supracitada.

Qual é a função do acompanhante? 

A assistência especial é prevista em todas as etapas da viagem, sendo assim o acompanhante designado deve estar apto para prestar assistência nas seguintes atividades:

 

• Check-in e despacho de bagagem;    
• Deslocamento do balcão de check-in até a aeronave, passando pelos controles de fronteira e de segurança;    
• Embarque e desembarque da aeronave;    
• Acomodação no assento, incluindo o deslocamento dentro da aeronave;    
• Acomodação da bagagem de mão na aeronave;    
• Deslocamento desde a aeronave até a área de restituição de bagagem;    
• Recolhimento da bagagem despachada e acompanhamento nos controles de fronteira;    
• Saída da área de desembarque e acesso à área pública;    
• Condução às instalações sanitárias;    
• Prestação de assistência a usuário de cão-guia ou cão-guia de acompanhamento;    
• Transferência ou conexão entre voos;    
• Realização de demonstração individual ao viajante dos procedimentos de emergência, quando solicitado.

 

Quando a assistência de um cão-guia ou cão de serviço é necessária, ele é transportado gratuitamente junto com o seu dono (ou treinador), dentro da aeronave¹. Para isso, é importante que esta informação seja sinalizada no momento da compra, na área “Assistência Especial”.

 

Durante todo o voo, o animal viaja ao lado do dono, em assento preferencial, devendo estar equipado com coleira, guia e arreio com alça, higienizado e em boas condições de saúde. 
Assim como em nossas aeronaves, estes animais também podem embarcar nos Ônibus Azul.

 

Atenção: os Clientes com cão-guia ou cão de serviço não podem fazer check-in online, já que devem apresentar o animal e a sua documentação no balcão do aeroporto. .

Documentos necessários 

Dono ou treinador

 

• Documentação convencional exigida a um adulto, condizente com a nacionalidade dele e com a sua rota. no ou treinador.

• Para treinadores, também é necessário apresentar a carteirinha de alguma instituição que comprove que ele é treinador de cão-guia. 

Animal

 

• Carteira de vacinação atualizada com comprovação da vacinação múltipla e antirrábica² assinada pelo médico veterinário.

 

• Carteira de Identificação e Plaqueta de Identificação (que deve ser utilizada no pescoço do animal), expedidas pelo Centro de treinamento de Animais-guia ou pelo instrutor autônomo. Nelas, devem constar as seguintes informações:

• Carteira de identificação: nome do usuário e do cão; nome do Centro de treinamento ou do instrutor autônomo; CNPJ do Centro ou da empresa responsável pelo treinamento ou o CPF do treinador autônomo; foto do usuário e do animal.

• Plaqueta de identificação: nome do usuário e do cão; nome do Centro de treinamento ou do instrutor autônomo; CNPJ do Centro de treinamento ou o CPF do treinador autônomo.

Aviso: o transporte de cães, incluindo cão-guia e cão de serviço, em voos saindo do Brasil para os EUA está temporariamente suspenso por determinação do CDC (Centers of Disease Control and Prevention, agência de saúde e prevenção dos EUA), devido ao surto de raiva canina no local. 

 

¹A Azul não transporta animais com menos de 4 meses de vida. 
² A vacina é obrigatória para animais a partir de 3 meses de idade e deve ter sido aplicada há mais de 30 dias e menos de 1 ano.

 

Caso você ou o viajante para quem você está comprando uma passagem tenha 60 anos ou mais e alguma condição de saúde específica, confira em quais situações é necessário o preenchimento do formulário de informações médicas MEDIF. Saiba mais aqui.

 

Veja também as condições para acompanhante de pessoas com mobilidade reduzida aqui.

Gestante e lactante

Gestação simples ou múltipla

Até a 29ª semana de gestação

Não há necessidade de atestado médico ou 
Declaração de Responsabilidade.

A partir da 30ª até a 31ª (múltipla) ou
35ª (simples) semana de gestação
 

Devem apresentar o atestado médico autorizando a viagem e preencher o formulário de gestante da Azul no check-in no aeroporto.

A partir da 32ª (múltipla) ou 36ª (simples)
até a 38ª semana de gestação

Devem apresentar o MEDIF preenchido 
e validado pela nossa área médica. Acesse aqui.

Importante:

Importante:

• Mesmo com atestado médico, não é recomendado viagem aérea para gestantes durante os 7 dias que antecedem a data prevista para o parto e 7 dias após o parto.

• Não é recomendado viagem de recém-nascidos por 7 dias posteriores ao nascimento. Bebês prematuros serão considerados caso médico (MEDA) e deve ser preenchido o MEDIF.

• Atestado médico deve ser emitido até 7 dias antes da viagem.

• O tempo de gestação é considerado na data de embarque e não na data de reserva ou compra da passagem.

• Gestantes podem viajar em qualquer um de nossos assentos, exceto os lugares das saídas de emergência.

O governo de Pernambuco recomenda que grávidas residentes ou visitantes/turistas, com idade gestacional de 28 semanas ou mais, não ingressem ou permaneçam em Fernando de Noronha em função das condições limitadas de estrutura hospitalar e disponibilidade médica para realização de partos na ilha.

 

A entrada de gestantes, com idade gestacional de 28 semanas ou mais, será mediante a aprovação da Superintendência de Saúde da Ilha ATDEFN, através de envio do Termo de Responsabilidade assinado pela gestante e o médico obstetra, com 72h de antecedência da data da viagem para o e-mail: coordenação.saude@noronha.pe.gov.br. Dentro desse prazo, é realizada uma análise e a resposta será por meio do e-mail enviado.

 

Em cumprimento ao Ofício EAR/AG nº65/2022, será obrigatória a apresentação do Termo de Responsabilidade junto ao e-mail de resposta positiva da Superintendência da Ilha, para o embarque de gestantes com idade gestacional de 28 semanas ou mais, com destino à Fernando de Noronha. 

Lactante

Como forma de preservar a saúde, não embarcamos mulheres durante os 7 dias que antecedem a data prevista para a realização do parto ou durante os 7 dias posteriores à data de nascimento (pós-parto), mesmo com autorização médica. Assim como, recém-nascidos só poderão embarcar após completarem uma semana de vida.

Viagem com criança de colo

Antes do voo

Cada adulto poderá embarcar com um bebê de colo de 0 a 2 anos incompletos e uma criança com idade a partir de 2 anos completos. Em caso de gêmeos, é necessário ter o acompanhamento de dois adultos, a não ser que seja utilizado bebê conforto, devidamente homologado para uso aeronáutico, pelo menos para um dos menores, mediante o pagamento da tarifa disponível no momento da compra, com desconto.

Confira a documentação necessária para o embarque: 

Menores em
voos nacionais

Menores em
voos internacionais

Precisa viajar com carrinho de bebê? Nós fazemos o transporte de forma gratuita, desde que a criança tenha entre 0 e 2 anos incompletos. Mas atenção: em voos internacionais, o bebê de colo tem direito a uma bagagem de até 10 kg e um carrinho de bebê ou uma cadeirinha de automóvel, ou um bebê conforto.

 

O adulto poderá levar o bebê no carrinho até a aeronave, mas para isso deverá pesá-lo e etiquetá-lo no check-in. Caso, ao chegar na porta da aeronave, seja identificado que o carrinho não atende às dimensões permitidas para bagagem de mão, ele será despachado. 
 


 

Para serem levados a bordo, os modelos de carrinhos de bebê devem se encaixar dentro das dimensões 35 x 25 x 55cm (comprimento x largura x altura) totalizando, no máximo, 115cm e 10kg. Todos os demais modelos deverão ser despachados e não haverá cobrança de taxa.

Cadeiras para transporte de bebês a bordo (CRD - Child Restraint Device) somente são aceitas com selo que certifica o uso em aeronaves, informando "para uso em avião" ou "for aircraft use" (esta etiqueta pode ser do INMETRO (Brasil), FAA, JAA ou outro órgão certificador).

 

Já no assento, durante todo o voo, o adulto precisa sempre deixar o seu cinto de segurança afivelado, mesmo nos casos em que esteja carregando a criança no colo..

Durante o voo

Em nossos voos domésticos, o bebê de colo pode viajar de duas formas: no colo do adulto ou em cadeirinha de bebê ou bebê conforto.

 

Viajando no colo do adulto: somente é possível embarcar uma criança de até 2 anos incompletos por adulto. Este adulto pode viajar em qualquer um de nossos assentos, exceto os lugares das saídas de emergência.
 

Importante:

Importante:

Ao transportar a criança, o adulto deve afivelar o seu cinto de segurança e carregá-la no colo, e nunca passar o cinto com ele e a criança juntos.


Viajando no bebê conforto: a cadeira é colocada sobre uma poltrona ao lado da janela (ao lado do responsável) e fixada com o cinto de segurança convencional do assento. Por esse motivo, será cobrado um assento com desconto para o bebê conforto.  
Durante todo o voo, a criança deve viajar neste bebê conforto, que jamais pode ser acomodado no piso da aeronave.  
Já em nossos voos internacionais, além de viajar com o bebê conforto, você também pode solicitar o serviço de berço a bordo conforme disponibilidade. Para marcá-lo, entre em contato com Azul Center (4003-1118) e lembre-se de que:

 

• Este serviço é gratuito e disponibilizado somente em voo internacional com aeronaves Airbus. 
• Deve ser marcado com antecedência mínima de 48h em relação ao dia do embarque. 
• Devido a necessidade de marcação de assentos, para que o berço consiga ser acoplado na parede divisória das cabines da aeronave, talvez ocorra a cobrança do tipo de assento. 
• O bebê deve ter até 6 meses, com até 11kg ou 24.3 libras e altura de até 70cm ou 27,6 polegadas para poder usar o berço.

Refeições especiais

Quando for embarcar em nossos voos, lembre-se de informar caso tenha alguma restrição alimentar, com no mínimo 72h de antecedência em relação a data da viagem:

 

 

Voos nacionais

É possível inserir um lembrete em sua reserva para restringir o fornecimento do item informado durante o voo, como amendoim ou outros snacks que possuam amendoim em sua fórmula.

 

 

 

 

Voos internacionais

 

Você pode solicitar refeições especiais, como por exemplo, refeições para bebês, para diabéticos, pratos sem glúten, Kosher, entre outras.

 

 

Entre em contato com o Azul Center (4003 1118 ou 0800 887 1118) ou solicite ao seu agente de viagens em até, no máximo, três dias antes da data do seu voo para inserção deste serviço.

 

Atenção: a Azul não garante a ausência de determinados alérgenos no ambiente, como traços de amendoim e derivados no ar. Viajantes com algum tipo de alergia ou restrição alimentar extrema devem preencher o formulário MEDIF para ser avaliado pela equipe médica Azul. Nesses casos, é recomendado levar medicamentos habituais e a própria alimentação em quantidade suficiente para consumo durante o voo.

Confira as condições para embarque com alimentos e medicamentos:

É permitido o transporte de alimentos dentro da bagagem de mão, havendo restrição em caso de líquidos de, no máximo, 1L para voos de/para os EUA, separados em até 10 frascos de 100ml cada e até 500g ou 500ml por embalagem, e máximo de 2kg ou 2L no total para voos domésticos.

 

Regras:

• É permitido levar a quantidade de alimentos para consumo durante o voo. Excessos ficarão retidos.

• O viajante deve apresentar um atestado médico no check-in, contendo a necessidade desta alimentação. O atestado médico brasileiro também é aceito no retorno dos EUA para o Brasil.

• Todos os alimentos que não possuírem justificativa médica (atestado) para embarque em voo internacional passarão por fiscalização, podendo ficar retidos no aeroporto.

• Voos para os EUA: o TSA (Transportation Security Administration), desde 30/06/2018, passou a exigir a proibição de embarque de substâncias em pó acima de 350ml em bagagem de mão (exemplos: farinha, açúcar, café, temperos e cosméticos), além de materiais em pó em forma granulares ou compactados. As exceções são leite em pó, medicamentos e produtos adquiridos em duty-free.

É permitido o embarque na aeronave com a quantidade de medicamento necessária para o uso a bordo, em quantidade compatível com o tempo de voo, desde que o Cliente apresente a receita médica no dia da viagem. Para despachar medicamentos, é necessário assinar um Termo de Responsabilidade no momento do check-in.

Ficou com alguma dúvida?

Entre em contato com Céu, Assistente Virtual da Azul.

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