Passagens aéreas
Programa de fidelidade
Viagem completa
Envios e encomendas
Não se preocupe!
Não há notificações no momento.
Passagens aéreas
Programa de fidelidade
Viagem completa
Envios e encomendas
Tire suas dúvidas sobre os assentos da Azul
Saiba tudo sobre os assentos que você pode escolher, quais são os valores e as taxas.
Quais assentos você pode escolher na Azul?
Poltronas diversas com mais espaço são um diferencial Azul! Confira as vantagens de cada uma para você fazer a melhor escolha e voar do jeito que mais gosta.
Espaço Azul
Espaço extra para suas pernas em voos no Brasil!
- 86cm entre os assentos;
- Prioridade para embarcar e desembarcar*;
- Prioridade para sua bagagem a bordo.
*O desembarque prioritário não é válido para assentos na saída de emergência.
Economy Xtra
Mais espaço entre as poltronas reclináveis em voos fora do Brasil!
- 86cm entre os assentos;
- Prioridade para embarcar e desembarcar*;
- Prioridade para sua bagagem a bordo.
*O desembarque é feito após clientes Business.
Assento Business
Atendimento personalizado, poltronas privativas reclináveis 180° e cardápio gourmet em voos fora do Brasil!*
- Lounge Azul VCP e demais Salas VIP´s parceiras internacionais;
- Entretenimento individual (filmes e séries);
- Prioridade no check-in, embarque e desembarque;
- Amenity kit (itens de higiene pessoal e cosméticos);
- Exclusividade para sua bagagem a bordo.
*Disponível em voos selecionados.
Economy Prime
Cardápio diferenciado e exclusividade em voos fora do Brasil!*
- Prioridade para embarcar e desembarcar;
- Amenity kit (itens de higiene pessoal e cosméticos);
- Exclusividade para sua bagagem a bordo;
- Poltronas reclináveis;
- Atendimento personalizado.
*Disponível em voos selecionados.
Viajante com pet
Seu pet 100% junto com você durante o voo, com mais conforto e segurança!*
- Praticidade para solicitar o serviço;
- Assentos específicos para acomodar seu animal de estimação.
*Para mais informações, consulte nossa página sobre o serviço de Pet na Cabine.
Assento padrão
Assentos comuns para você escolher em voos no Brasil ou fora!
- Compra antecipada para garantir o lugar que prefere*;
- Sem embarque ou desembarque prioritários.
*Sem a compra antecipada, você escolhe entre os assentos que restaram e ainda não foram escolhidos por outra pessoa.
Atenção: as imagens utilizadas aqui apenas ilustram as vantagens de cada poltrona. Quer conferir fotos reais de alguns de nossos assentos? Acesse a Experiência Azul.
Os valores variam de acordo com a tarifa que adquiriu ou o seu nível em nosso programa de fidelidade. E o melhor: apenas com o cadastro gratuito no Azul Fidelidade você já ganha desconto no seu assento e pode até ter isenção em níveis maiores!
Confira como funciona:
A precificação de marcação de assento padrão é dinâmica, varia de acordo com o trecho selecionado, antecedência de compra e sua categoria no programa Azul Fidelidade. Consulte o valores durante a página de seleção de assento.
Lembre-se: a depender da tarifa que adquiriu ou do seu nível em nosso programa de fidelidade, você tem direito a escolher seu assento antecipadamente sem nenhum custo! Olha só:
Se você comprou a Tarifa MaisAzul, tanto em voos no Brasil quanto fora.
Se você for nível Safira em nosso programa de fidelidade, em voos no Brasil. E, se seu nível for Diamante, tanto em voos no Brasil quanto fora.
É possível marcar o assento gratuitamente 48h antes do voo. Mas você também pode comprá-lo antecipadamente. É uma forma de aumentar suas chances de garantir o lugar que mais gosta antes que ele seja selecionado por outro passageiro.
Quer viajar com mais privacidade ou espaço? Ou precisa levar com você uma bagagem especial que não quer despachar? Você pode comprar outro assento!
E o melhor: mesmo adquirindo dois ou mais assentos, você só vai pagar 1 taxa de embarque!
Lembre-se: ainda será necessário arcar com as taxas de cada assento que escolheu, certo?
Para comprar seu assento extra, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento Azul aqui ou adquirir diretamente em nosso atendimento no aeroporto.
Tudo pronto? Vamos marcar seu assento!
É possível selecionar seu lugar no voo ao comprar sua reserva ou realizar seu check-in. Você também pode fazer isso direto pelo aplicativo Azul de forma simples e prática:
Não conseguiu marcar seu assento pelo aplicativo? Sem problemas! Você pode marcar aqui pelo nosso site, em "Reservas". Se preferir, você também consegue ir no nosso atendimento no aeroporto antes do seu voo.
Por que marcar antecipadamente?
Você garante o lugar que mais gosta. E se estiver viajando com alguém, vocês têm mais chances de irem juntos a bordo.
Quer benefícios para seu assento?
Ao se cadastrar em nosso programa de fidelidade, você tem desconto nas tarifas ou até assentos gratuitos, a depender do seu nível.
Acumule pontos com seu assento!
Ao adquirir serviços adicionais para seu voo, como Espaço Azul, você ganha Pontos Azul para usar em viagens ou produtos.
Que tal marcar em nosso chat online?
Basta encontrar sua reserva com um documento pessoal, código ou número Azul e seguir os comandos.
Dúvidas frequentes
Você pode escolher assentos próximos durante o período de marcação gratuita, 48h antes do voo. Ou, para ter mais chances de garantir os assentos, você pode adquirir os lugares antecipadamente, antes desse prazo.
Que tal já ver quais assentos estão disponíveis? Se já tiver feito sua reserva, você pode escolher os lugares de forma rápida em nosso chat online.
Nesses casos, você pode marcar seu assento diretamente no aeroporto, no balcão de atendimento da Azul.
De qualquer forma, se você já realizou a compra e o pagamento da sua reserva, sua viagem está garantida. Você não deixará de voar por não ter marcado assento, ok?
Se precisar de mais ajuda ou quiser tirar alguma dúvida, entre em contato com os canais de atendimento Azul.
Não, crianças nessa idade não precisam marcar assento. Pois elas viajam no colo do responsável, em um só assento na aeronave.
Você pode mudar seu assento direto no site ou aplicativo da Azul, mesmo se já tiver realizado o check-in da sua viagem!
É só ir na nossa página de “Reservas” e seguir as orientações.
Se preferir, você pode alterar ou fazer o upgrade em nossos canais de atendimento, ou ainda diretamente no aeroporto.
Algumas pessoas não podem ocupar essas poltronas por questões de segurança. Pois os assentos ficam localizados em saídas estratégicas da aeronave e, quem estiver neles, pode ter que operar alguma ação de emergência durante o voo. Confira alguns exemplos:
- Menores de até 15 anos (acompanhados ou não de um adulto);
- Gestantes;
- Adulto com criança de colo;
- Deficientes físicos (cadeirantes, cegos, surdos, etc.) ou mentais;
- Casos médicos (enfermos, clientes com MEDIF e/ou FREMEC);
- Idosos (pessoa a partir de 60 anos);
- Obesos;
- Clientes com animais (PETC, cão-guia);
- Qualquer passageiro que seja responsável por outro, mesmo que este outro não esteja na saída de emergência.
A segurança vem em primeiro lugar, certo? Caso alguma dessas pessoas esteja nesses assentos, nossos tripulantes podem colocá-la em um novo assento, longe da saída de emergência.
Nesses casos, você precisa marcar os assentos direto com a companhia responsável pela sua viagem. Para isso, acesse o site ou aplicativo da parceira. Você também pode escolher no balcão de atendimento dela no aeroporto.
Lembre-se: por ser uma companhia aérea parceira, podem existir regras e tarifas de marcação diferentes da Azul. Confira os valores quando for escolher seu assento.
Os assentos padrão dependem da disponibilidade e demanda do voo. Por exemplo, pode acontecer de uma pessoa tentar escolher um assento faltando poucos dias para a viagem e outras pessoas já terem escolhido antes.
Então, para ter mais chances de garantir os assentos para você e outras pessoas, é recomendado adquirir os lugares antecipadamente.
Você pode marcar seus assentos com antecedência de forma rápida em nosso chat online.
E que tal viajar com mais espaço e conforto juntos durante o voo? Os assentos Espaço Azul, Business, Economy Xtra e Economy Prime são mais espaçados entre uma poltrona e outra. Entenda mais sobre os tipos de assentos mais confortáveis aqui.
Para ter direito ao reembolso, você precisa cancelar a compra do assento via site ou aplicativo Azul.
É só acessar a nossa página de “Reservas” e seguir as orientações.
Se preferir, você pode cancelar em nossos canais de atendimento, ou ainda diretamente no aeroporto.
Esse tipo de upgrade está disponível apenas no aeroporto e precisa ser solicitado dentro de 24 horas antes do horário do seu voo.
E os valores para fazer essa alteração devem ser verificados diretamente no balcão de check-in.
Sim, é possível! Mas, lembre-se: o upgrade só pode ser feito no aeroporto e deve ser solicitado dentro de 24 horas antes do voo. E a quantidade de pontos necessários deve ser verificada diretamente no balcão de check-in.
Sim, você pode! Para assentos Espaço Azul, Economy Xtra e Economy Prime, é necessário adquirir diretamente via site ou aplicativo da Azul. Agora, se desejar realizar o upgrade de assento para você e seus acompanhantes, precisa procurar o balcão de check-in.